Tecnologia para Transportadoras

FRETE AÉREO: SUA TRANSPORTADORA ESTÁ PERDENDO TEMPO E DINHEIRO ENTRE A MINUTA E O TRACKING?

No transporte de carga aérea, o jogo é ganho em minutos, não em dias. Agentes de carga e transportadoras que atuam neste modal lidam com as mercadorias mais urgentes e de maior valor agregado do mercado. E, neste caso, a expectativa do cliente (embarcador) é de agilidade absoluta.

Contudo, a realidade operacional é, muitas vezes, o oposto: um “caos” de processos manuais, dezenas de abas de navegador abertas para rastrear voos em diferentes portais de companhias aéreas e um retrabalho constante na conferência de faturas de frete.

Se sua equipe ainda depende de planilhas para gerenciar CTE Aéreo ou AWB, ou passa mais tempo no telefone com a Cia Aérea do que gerenciando a operação, sua transportadora está presa em um gargalo de eficiência que custa caro.

 

O “F5” DESESPERADO: O desafio de rastrear em múltiplos portais

Sua transportadora opera com 3, 5 ou 10 companhias aéreas diferentes e, para saber o status de 20 cargas, sua equipe precisa abrir 20 abas no navegador, digitar 20 códigos de rastreio e tentar consolidar essas informações manualmente para o cliente. 

  • Onde está o vazamento: O tempo gasto pela sua equipe nesse “copia e cola” gera ineficiência e um custo operacional que poderia ser zero. Além disso, o cliente fica sem visibilidade centralizada.

 

  • A Solução: Com integração e automação de tracking através de um TMS especialista em aéreo, sua equipe passa a contar com módulos como o Tracking Cia Aérea e Web Tracking, que se conectam aos sistemas das companhias e puxam o status dos voos (coletado, embarcado, desembarcado, entregue) para dentro de um único painel de controle, gerenciando tudo de uma tela. Além do cliente conseguir acompanhar pelo portal.

 

A PONTA CEGA: A auditoria de fretes aéreos

No final do mês, as faturas das companhias aéreas chegam, mas como saber se o frete-peso cobrados por elas estão corretos, conforme a negociação original? 

  • Onde está o vazamento: Nos pagamentos indevidos, já que a auditoria manual de faturas aéreas é tão complexa que muitas transportadoras simplesmente não a fazem, pagando valores acima do combinado e perdendo rentabilidade.

 

  • A Solução: Um Módulo de Auditoria integrado ao seu TMS, compara automaticamente a fatura enviada pela Cia Aérea (muitas vezes via EDI) com a minuta e a tabela de negociação cadastradas, e aponta instantaneamente qualquer divergência de centavos, garantindo que sua transportadora pague apenas o que foi acordado.

 

No Ar, eficiência é sinônimo de integração

O transporte aéreo não permite amadorismo. A velocidade exigida pelo mercado só pode ser entregue por transportadoras que eliminaram o atrito manual e a dependência de sistemas múltiplos.

A gestão moderna de carga aérea exige um TMS especialista, focado nas necessidades dos agenciadores de carga, que integre cias aéreas, automatize o tracking e garanta a precisão financeira da operação.

Somente com essa visão 360º é possível parar de apenas “despachar cargas” e começar a gerenciar o transporte com inteligência e lucratividade.

Compartilhe esta publicação:
Postagens relacionadas